Profunda:
• Grandes problemas sensorio-motores e de comunicação
• São dependentes dos outros em quase todas as funções e atividades, pois as suas desvantagens físicas e intelectuais são gravíssimas
• Excepcionalmente terão autonomia para se deslocar e responder a treinos simples de auto-ajuda
Grave/severa:
• Necessitam de proteção e ajuda, pois o seu nível de autonomia é muito baixo
• Apresentam muitos problemas psicomotores
• A sua linguagem verbal é muito limitada (comunicação primária)
• Podem ser treinados em algumas atividades do dia-a-dia e em aprendizagens pré-tecnológicas simples Moderado/média:
• São capazes de adquirir hábitos de autonomia pessoal e social
• Podem aprender a se comunicar pela linguagem oral, mas apresentam dificuldades na expressão e compreensão oral
• Apresentam um desenvolvimento motor aceitável e têm possibilidade para adquirir alguns conhecimentos pré-tecnológicos básicos que lhes permitam realizar algum trabalho
• Dificilmente chegam a dominar as técnicas de leitura, escrita e cálculo
Leve/ligeira:
• São educáveis
• Podem chegar a realizar tarefas mais complexas
• A sua aprendizagem é mais lenta, mas podem permanecer em classes comuns embora precisem de um acompanhamento especial
• Podem desenvolver aprendizagens sociais e de comunicação e têm capacidade para se adaptar e integrar no mundo laboral
• Apresentam atraso mínimo nas áreas perceptivas e motoras
• Geralmente não apresentam problemas de adaptação ao ambiente familiar e social
• Grandes problemas sensorio-motores e de comunicação
• São dependentes dos outros em quase todas as funções e atividades, pois as suas desvantagens físicas e intelectuais são gravíssimas
• Excepcionalmente terão autonomia para se deslocar e responder a treinos simples de auto-ajuda
Grave/severa:
• Necessitam de proteção e ajuda, pois o seu nível de autonomia é muito baixo
• Apresentam muitos problemas psicomotores
• A sua linguagem verbal é muito limitada (comunicação primária)
• Podem ser treinados em algumas atividades do dia-a-dia e em aprendizagens pré-tecnológicas simples Moderado/média:
• São capazes de adquirir hábitos de autonomia pessoal e social
• Podem aprender a se comunicar pela linguagem oral, mas apresentam dificuldades na expressão e compreensão oral
• Apresentam um desenvolvimento motor aceitável e têm possibilidade para adquirir alguns conhecimentos pré-tecnológicos básicos que lhes permitam realizar algum trabalho
• Dificilmente chegam a dominar as técnicas de leitura, escrita e cálculo
Leve/ligeira:
• São educáveis
• Podem chegar a realizar tarefas mais complexas
• A sua aprendizagem é mais lenta, mas podem permanecer em classes comuns embora precisem de um acompanhamento especial
• Podem desenvolver aprendizagens sociais e de comunicação e têm capacidade para se adaptar e integrar no mundo laboral
• Apresentam atraso mínimo nas áreas perceptivas e motoras
• Geralmente não apresentam problemas de adaptação ao ambiente familiar e social
Nenhum comentário:
Postar um comentário